• Diego Rubiño

O que é um investidor anjo e qual o seu papel em uma empresa?


Olá pessoal,

Tudo bem?

Hoje falaremos de um tema muito interessante e que é muito comentado atualmente: Investidor anjo.

Bom, mas o que ele é? O que ele faz? É uma pessoa? É um negócio? O que é isso?

Vamos lá, Investidor anjo é uma pessoa que faz investimentos com o seu próprio capital em empresas com um alto potencial de crescimento, como as Startups.

Esse tipo de investidor, geralmente, passa a ter uma participação minoritária no negócio, porém, não tem posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro, o que é muito interessante.

Vale ressaltar que o investimento anjo não é uma atividade filantrópica e/ou com fins puramente sociais. Esse investidor tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno, que consequentemente terão um grande impacto positivo para a sociedade através da geração de oportunidades de trabalho e de renda. O termo "anjo" é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas sim por apoiar o empreendedor, aplicando sua experiência, conhecimento e rede de relacionamento, a fim de orientá-lo de modo que possa aumentar as chances de sucesso do projeto. Além do mais esse investimento proporciona ganhos não só para os investidores, mas também para a economia do país, pois como o seu foco são empresas inovadoras de alto potencial, o sucesso delas proporcionará geração de empregos qualificados, bem como recolhimento de Tributos para o Governo.

Um grande exemplo de sucesso no Brasil foi com a empresa Buscapé. Ela foi fundada por 4 estudantes recém-formados em 1999, contando com o apoio de um investidor anjo. Após pouco mais de 10 anos, foi vendida por U$$ 342 milhões, com mais de 700 funcionários. E ai, sua empresa já teve investimento de terceiros? Caso não, você tem buscado esse investimento?

#DIREITODIGITAL #DIREITODASSTARTUPS #DIREITOEMPRESARIAL

12 visualizações