top of page

Quais as principais diferenças entre uma empresa tradicional e uma Startup?


Boa tarde, galera. Tudo bem? Bom, tendo em vista o aumento do interesse das pessoas e consequentemente das dúvidas acerca deste tema, hoje resolvi citar algumas diferenças entre uma empresa tradicional e uma startup. Vamos la:

Pois bem, enquanto uma startup normalmente surge por conta de uma oportunidade identificada, uma tendência ou da descoberta da solução para um problema, a empresa tradicional surge pela necessidade. Uma startup já é projetada para crescer desde seu nascimento. Tem como característica ser um negócio repetível e escalável, onde visa entregar da mesma maneira um produto de forma ilimitada.

Além do mais, tem a característica de ser uma empresa inovadora em seu ramo. Sendo assim, por normalmente trazer um modelo de negócio diferente, onde busca resolver um problema em que a solução não é óbvia, o sucesso não é garantido. Já a empresa tradicional, apesar de poder trazer traços inovadores, não será uma revolução em seu campo de atuação. Ela não tem o foco no crescimento rápido. Os planos costumam ser a longo prazo. Por conta disso, o planejamento de uma empresa tradicional é feito visando, na maior parte, a sobrevivência e o retorno do valor investido. Além do mais, nesse modelo de negócio, o planejamento é mais rígido, que tem como resultado um crescimento menor, mais devagar. Não significa que o empreendimento não vá crescer. Porém, como esse tipo de empresa encara bem menos riscos, a concorrência também é maior, então muitas vezes o crescimento é limitado.

288 visualizações0 comentário
bottom of page