top of page

O empreendedor deve realmente se preocupar em elaborar um contrato por escrito com seus clientes?


Bom dia galera, tudo bem? Hoje vamos tratar de uma dúvida que incomoda muito os empreendedores: "Realmente devo me preocupar em elaborar um contrato por escrito com meus clientes?"

Pois bem, muito embora seja um dos documentos mais importantes para uma empresa, tal instrumento, por incrível que pareça, é um dos mais esquecidos e ignorados por pequenos empreendedores. O motivo disso acontecer se dá por uma série de fatores (segundo pesquisas), tais como:

1) Falta de conhecimento por parte do empreendedor;

2) falta de tempo para pensar em elaborar um;

3) ou até mesmo por falta de assessoria de um bom advogado; Sendo assim, em muitos casos, os empreendedores acabam prestando serviços para seus clientes através de um acordo verbal ou, em muitas vezes, através de emails e conversas via whatsapp, o que é um PERIGO e pode acabar ensejando uma desagradável "briga" judicial, que prejudica e muito o sucesso do empreendimento. A propósito, vale ressaltar que existem também aqueles que optam por retirar da internet modelos de contratos "prontos", achando que estarão protegidos, quando na verdade, podem correr mais riscos ainda do que não ter nenhum contrato, pois cada caso deve ter seu conteúdo exclusivo e específico, não sendo aplicável, muitas das vezes, para aquele tipo de negócio. Resumidamente, o principal e real motivo para elaborar um contrato de prestação de serviços por escrito com seus clientes, é poder garantir a segurança tanto do contratado quanto do contratante, pois trata-se de um acordo bilateral com consentimento de ambas as partes. Tal documento irá assegurar que ambos possuem conhecimento de suas responsabilidades e obrigações quanto ao serviço a ser prestado, bem como os prazos e preços, devendo cumpri-los sob pena de sofrer as penalidades nele previstas. Neste caso, sempre procure um profissional habilitado e especializado no assunto, de modo que você, empreendedor, não arque com as consequências no futuro. Espero que tenham gostado.

E ai, você faz contrato por escrito com seus clientes?

19 visualizações0 comentário
bottom of page