• Diego Rubiño

Acordo de confidencialidade: Tudo que você precisa saber


Saiba a importância e quando fazer um acordo de confidencialidade.

Acordo de confidencialidade (NDA - Non Disclosure Agreement) é um instrumento jurídico que tem por objetivo garantir o sigilo de informações divulgadas entre as partes (ex: Investidor x empreendedor), onde ambas se comprometem a manter sob absoluto sigilo e confidencialidade sobre todas e quaisquer informações, dados, documentos, projetos, arquivos e demais materiais, inclusive informações do projeto.

Mas como funciona este termo de confidencialidade? Basicamente, estabelece-se um contrato legal que protege os direitos das partes envolvidas. Ao assinar este termo de confidencialidade, as partes estão impedidas de divulgarem ou se beneficiarem de uma informação considerada confidencial e de extrema importância para os negócios de uma companhia. 

O Acordo de Confidencialidade geralmente é utilizado para proteger informações como: 1. Ideias; 2. Produtos; 3. Processos; 4. Serviços; 5. Transações.

O descumprimento do compromisso de sigilo das informações e do termo de confidencialidade implica geralmente no pagamento de multa e de indenização. Dependendo da redação do NDA, a cláusula de confidencialidade também pode ser útil para caracterizar crime de concorrência desleal, conforme o previsto na Lei 9.279/96.

E você empreendedor, se preocupa em proteger seus projetos?

Quer saber mais? Fale conosco

#Acordodeconfidencialidade #NDA #termodeconfidencialidade #contratodeconfidencialidade #nãoconcorrência #concorrênciadesleal #startups #direitodasstartups #direitoparastartups #direitonoempreendedorismo

24 visualizações