• Diego Rubiño

5 benefícios do Compliance


A aplicação do Compliance no âmbito empresarial é a disciplina para cumprir as leis normativas e regulamentares, bem como políticas e diretrizes dadas às atividades do negócio. Isso engloba identificar, prever, evitar e tratar os desvios ou inconformidades. Esta conduta traz diversos benefícios a quem a pratica, assim, alguns desses são:

1 - Vantagem Competitiva: Além de ter a imagem de uma empresa legalmente amparada, os negócios no meio B2B podem tornar-se muito mais recorrentes e com melhores parceiros. Fornecedores, prestadores de serviços, subcontratados, e demais relacionados aos seus negócios, estão encurtando cada vez mais os laços de parceria, levando o Compliance como um dos principais fatores. 2 - Oportunidades de Investimentos. Investidores procuram não se envolver com empresas que possam sofrer qualquer risco econômico ou envolver-se em um escândalo que possa manchar o negócio, considerando sempre o cuidado jurídico. 3 - Atenção dos colaboradores a inconformidades. Seus colaboradores, uma vez que treinados nessa ética de atuação, passam a interpretar e tratar as informações dos processos internos da empresa e entre relações externas de forma a identificar inconformidades, assim multiplicando a proteção do negócio a falhas. 4 - Menores Riscos Jurídicos. Adaptar o negócio a condutas que preveem os ilícitos reduz a exposição da empresa à responsabilidade civil e criminal, de forma a proteger a empresa de despender altos valores em execuções judiciais. 5 - Sustentabilidade. Aplicar boas práticas jurídicas à administração da empresa gera sustentabilidade aos negócios, uma vez que sua forma não engloba práticas de risco. A longo prazo, evitar as atividades inconformes à legislação permite ao empreendimento atingir.

Quer saber mais? Conheça os Nossos serviços!

#compliance #DireitoEmpresarial #direitodasstartups #direitoparastartups #advogadodestartups #advocaciapreventiva #startups #tecnologia #inovação

11 visualizações