Sabemos que existem inúmeras situações que podem levar uma startup ao INSUCESSO. Porém, ao longo de toda experiência de atuação, verifico que muitas startups morrem por não terem clareza de quais problemas do mercado estão propostas a resolver. ⠀
Isso mostra que nos momentos iniciais do negócio, o empreendedor ao invés de tentar entender a dor do seu cliente, tem pensado em uma solução sem conhecer de fato o tamanho dessa dor.⠀

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A maioria das startups, inclusive, começam pelo processo de desenvolvimento de uma solução (seja um software, app, serviço diferenciado, etc) antes de validarem as necessidades reais do seu mercado.⠀⠀
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E isso é um erro brutal e impiedoso, fazendo com que o principal caso de morte prematura de startups seja a não necessidade daquele produto ou serviço.⠀⠀
Recebemos diariamente em nosso escritório empreendedores que estão desenvolvendo ou já desenvolveram uma solução "brilhante" mas que ainda não possui clientes (não vingou).
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Ora, se aquela sua ideia brilhante de solução não faz sentido para os outros, como vai sobreviver no mercado?⠀
Ocorre que, por aí, estão vendendo a ideia de que ter uma Startup é fácil e incrivelmente rentável. No entanto, não é nada muito fácil e prático assim!
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Portanto, valide o seu problema primeiro, identifique se realmente ele é uma dor do mercado e/ou do seu nicho de clientes, para que ai depois você possa pensar em criar uma solução que realmente resolva o problema. ⠀
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Pode ter certeza, fazendo assim, as chances de sua solução fazer mais sentido para um grupo maior de pessoas, serão bem maiores.⠀
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E você empreendedor, qual é o problema que sua startup resolve?
Você sabe se ele realmente é um problema? 😅⠀
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