top of page

STARTUPS: 10 DICAS PARA TIRAR A SUA IDEIA DO PAPEL


Sebrae levou apresentação à Campus Party neste domingo (20), para tirar dúvidas dos jovens.

Sonho de muitos jovens, a abertura de uma startup requer alguns cuidados. Para esclarecer as questões envolvidas nessa questão, o Sebrae esteve presente neste domingo (20), no último dia de Campus Party, com palestra com o tema “10 Dicas para tirar sua ideia do papel e montar uma startup”.

Na oportunidade, os participantes puderam aprender com o gestor do projeto de Startups do Sebrae Bahia, José Soares, e o CEO da startup de tecnologia financeira Antecipa, Camilo Telles.

Entre as questões a que os empreendedores devem estar atentos está a fase de validação da ideia. “Sua mãe, seu tio e sua namorada não são validações. Você precisa validar com o cliente”, destacou Camilo, que também recomendou cuidado na captação de recursos. “Uma dica sobre capital: pegue o mínimo possível. Se possível, não pegue”, ressaltou, devido ao alto risco envolvendo a implantação de uma startup.

Um aspecto capaz de determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa, segundo a dupla, é a formação de uma equipe complementar, com pessoas com diferentes especialidades. “As pessoas não fazem nada sozinhas. É preciso manter um time multidisciplinar, que é fundamental para o êxito de uma startup”, ressaltou José Soares, que indicou como fonte de informação o site do projeto do Sebrae – www.startupba.com.br.

Anotando cada detalhe da palestra no celular e correndo para conversar pessoalmente com os palestrantes após a apresentação, a advogada Indira Domingues contou que está se preparando para abrir uma startup. É uma ideia que vou desenvolver em paralelo, na área do comércio”, adianta a empreendedora, que já estava em seu terceiro dia no evento, buscando informações para o seu projeto. “Venho estudando há um tempo. O Camilo deu dicas bem concretas e o José deu ideias para organizar o pensamento”, contou. Interessada em estar atualizada, ela já realizou outras capacitações pelo Sebrae, como o Empretec e o curso de Gestão Financeira.

Confira os dez pontos destacados na palestra e que o empreendedor deve atentar:

1 – Conexão

2 – Validação

3 – Time Complementar

4 – Acordo de sócios (Formalize por escrito as responsabilidades, deveres e obrigações de casa sócio).

5 – Teste do modelo de negócios

6 – Métricas

7 – Execução ágil

8 – Planejamento para captação de recursos

9 – Construção de cultura

10 – Crescimento: pense grande

9 visualizações0 comentário
bottom of page