top of page

Entenda o caso da Americanas

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje o nosso bate-papo é sobre o caso da Americanas.com.


Recentemente foi divulgado pela mídia que a empresa ingressou com um processo de recuperação judicial.


Para quem não tem um conhecimento sobre a temática, é uma oportunidade de evitar que uma empresa em dificuldade financeira feche as portas. É um processo pelo qual a companhia endividada consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça.



De início o débito empresarial da empresa era de R$ 20 bilhões, concomitantemente a notícia houve a queda brusca e imediata de mais de 70% nas ações da Americanas, com isso o anúncio do pedido de recuperação judicial também impactou os ativos, que desvalorizaram hoje quase 40% (quarenta por cento). Na petição apresentada ao Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, o grupo calcula que os débitos devem elevar as dívidas para um montante em torno de R$ 40 bilhões.


Juridicamente, quais seriam as consequências?


Além da perda da credibilidade no próprio mercado da empresa (varejista), uma insegurança jurídica paira nos contratos dos colaboradores, mesmo que o decreto da falência da empresa garantisse o pagamento de até 150 (cento e cinquenta) salários-mínimos por funcionário.


Com o pedido de recuperação judicial, a empresa Americanas.com precisará reorganizar o seu planejamento financeiro, fiscal e decidir, nas próximas semanas, como reduzirá o tamanho da equipe, para enxugar os gastos. Para que assim, dentro de um tempo X, possa cumprir (o que não é garantido) com o seu plano apresentado no processo de recuperação.


Infelizmente, a empresa já conta com mais de sete mil processos trabalhistas, óbvio, sem contar com as reclamações e demandas judiciais dos clientes da empresa.


O planejamento e acompanhamento de uma companhia não são restritos aos aspectos jurídicos, é essencial que possua profissionais contábeis, operacionais, RH, logística, entre outros, inclusive.


A princípio todos os contratos vigentes estão mantidos e todos os processos judiciais, principalmente os trabalhistas suspensos, sendo necessário o pedido de habilitação na recuperação trabalhista.


Moral da história, esteja sempre munido de bons profissionais e acompanhe de perto cada detalhe da sua empresa, não se prenda apenas ao lucro, pois a sua marca é um bem primordial.


Para maiores informações, entre em contato conosco.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page